II Colóquio de Epistemologia e Sociologia

II Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração

Nos dias 14, 15 e 16 de março de 2012, a Rede Oficina de Epistemologia da Administração e o Núcleo de Pesquisa em Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento – ORD realizarão na UFSC, campus de Florianópolis, o II Colóquio de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração, oportunidade em que os pesquisadores poderão apresentar seus estudos, debater e participar do avanço do conhecimento nestes temas.

O tema central deste Colóquio será “A administração como ciência social aplicada: desafios e perspectivas“. Além do tema central, o Colóquio será pautado por quatro subtemas:

I. Análise Epistemológica da Administração

II. Sociologia da Ciência da Administração

III. Racionalidade nas Organizações

IV. Análise Epistemológica de Domínios Específicos

Dentre os conferencistas, um dos nomes de destaque é o sociólogo Laurent Thévenot, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, que estará pela primeira vez no Brasil especialmente para participar do evento.

Para a programação completa e mais informações, acesse http://www.coloquioepistemologia.com.br/.

O valor da inscrição para o Colóquio é R$ 130 e deve ser exclusivamente pelo site: http://coloquioepistemologia2012.tangu.com.br/ no link "inscrições".

A epistemologia é uma disciplina antiga, originada na filosofia e que aborda as questões fundamentais do conhecimento. No caso da epistemologia da ciência, trata-se de uma disciplina que discute as bases do conhecimento científico, seus fundamentos, sua metodologia, elabora a crítica da ciência e também acompanha o seu desenvolvimento. É uma reflexão sobre a ciência, sobre este tipo de conhecimento. Esta reflexão vem sendo feita há muito tempo por diversas áreas, mas na administração e nos estudos organizacionais em geral ela chegou muito tardiamente, por volta dos anos 80. Nos últimos dez anos, alguns cursos de mestrado e doutorado no Brasil já passaram a adotá-la como uma disciplina específica.

A sociologia da ciência trata da delimitação, identificação das particularidades e análise do campo de trabalho do cientista. Assim, temos a sociologia da ciência da física, da química, da economia, etc. Busca -se compreender os desafios, as possibilidades, o poder, a influência, as regras e imposições institucionais que caracterizam cada campo científico, como também as formas de trabalho do cientista em seu campo. É uma reflexão sobre a ação e o campo de trabalho do profissional da ciência, aquele que cursou um mestrado e/ou um doutorado, aquele que gera conhecimento no seu campo e também atua em função do conhecimento e das oportunidades que o campo cria.

Neste sentido, o II Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração oferece a rara oportunidade de discutirmos temas de ponta, de fronteira, com colegas de diversas partes do Brasil, como também da França e dos Estados Unidos. Não há evento similar, isto é, que reúna os dois temas e que seja realizado anualmente. Esperamos você lá!

Acesse também a programação detalhada do evento.

Realização: Núcleo ORD e CIRIEC Brasil

Acesse também o site do Colóquio: www.coloquioepistemologia.com.br